domingo, 24 de novembro de 2019

BEHAVIORISMO NA EDUCAÇÃO

No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.

Além disso, Watson acreditava que com os estímulos específicos, era possível "transformar" e "moldar" o comportamento de uma criança, para que ela pudesse exercer qualquer profissão por ele escolhida.

Texto de : www.significados.com.br

02 TIPOS DE PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

Behaviorismo metodológico

“Pode-se identificar, pelo menos, duas classes de comportamentalismo. Para o comportamentalista metodológico, o comportamento pode ser investigado e explicado sem um exame direto dos estados mentais. Este comportamentalismo tende a ser mediacional, se aceita a existência de estados mentais sobre uma base inferencial, e as variáveis mediacionais, intervenientes, constituem a base habitual para a investigação formal e a consistência teórica. A metodologia hipotético-dedutiva constitui, normalmente, a estratégia eleita para tais investigações. É perfeitamente possível ser um comportamentalista metodológico e apoiar conceitos tais como o livre arbítrio, o autocontrole, a cognição e o perceber-se (Franks, p. 14).

Behaviorismo radical

“Em oposição, está o comportamentalista metafísico ou radical, que nega a existência de estados mentais como proposições úteis. O comportamentalista radical, tende a ser não-mediacional, antimentalista, nunca inferencial e a favorecer a indução sobre a comprovação formal das hipóteses” (Franks, p. 14).

Nas faculdades de psicologia, é comum encontrarmos professores que são da abordagem da psicologia comportamental, mas uns sendo metodológicos e outros radicais.

Skinner definiu a sua abordagem como behaviorismo radical (em oposição ao behaviorismo metodológico de Watson, Hull, e Tolman) por considerar não só os comportamentos observáveis, mas, igualmente, os comportamentos chamados encobertos como o auto-controle, o pensamento, entre outros. A diferença para outros tipos de psicologia “mentalistas” consiste na tentativa de estabelecer relações funcionais entre o meio ambiente e tais comportamentos. Ou seja, não há a negação destes comportamentos que não podem ser observados diretamente por outros observadores – excluindo o próprio indivíduo – porém, não há a necessidade de criar entidades tais como inteligência, personalidade, motivação, etc.

Texto de :www.psicologiamsn.com

POR QUE ULTILIZAR A PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL?

1- Atingir melhores resultados: estudando a fundo o comportamento do consumidor, você irá entender melhor quais são suas principais necessidades, sabendo qual será a melhor decisão para a resolução daquele problema.

 

2- Fazer o cliente se identificar com a empresa: estudar o comportamento é importante para planejar suas estratégias e fazer com que seu potencial cliente se identifique com sua marca! Como já explicamos, sua empresa de turismo deve ter aquele “algo a mais”, se destacando da concorrência.

 

3-  Ser autoridade em seu segmento: a psicologia comportamental pode te ajudar a se tornar um nome de destaque em seu mercado de atuação! Quando estamos em busca de um determinado produto/serviço, nada melhor do que encontrar um especialista, não é mesmo?

Texto de:www.envisiontecnologia.com.br

COMO O COACHING ULTILIZA A PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL

O coach tem como principal papel observar e analisar a carreira e o comportamento do coachee. Só assim ele conseguirá desenvolver os comportamentos, atitudes e ações que auxiliem a pessoa a se desenvolver constante. Com o progresso contínuo é possível criar e desenvolver habilidades e competências que contribuam para o seu crescimento e evolução em todos os âmbitos da vida. Para isso, o método utiliza técnicas, teorias e ferramentas de diversas ciências da área humana.

A psicologia comportamental é uma dessas bases em que o coaching usa como referência para fundamentar as observações e percepções adquiridas ao longo do processo. Considerando essa linha de raciocínio, o coach pode aplicar, de maneira assertiva, as tarefas que efetivamente contribuem para a construção de hábitos e comportamentos favoráveis ao alcance do estado desejado da pessoa.


DESVENDANDO PESSOAS

Há um forte elo entre a psicologia comportamental e o processo de coaching. As duas abordagens focam na identificação das condutas singulares a fim de melhorar as relações individuais na sociedade. No caso do treinamento, existe um direcionamento para a atuação de funcionários de uma corporação.


Quanto antes for feita a interpretação das características, mais rápidas serão a compreensão e obtenção de resultados. Para as empresas, isso significa investir nos membros da equipe para o alcance do sucesso, o que beneficia a todos.


O USO DA TEORIA NAS EMPRESAS

Um dos benefícios desse estudo é o aprimoramento das relações interpessoais no ambiente corporativo. Conhecer os processos da mente e as atitudes dos colaboradores possibilita ações mais eficazes no trabalho com grupos heterogêneos, principalmente em momentos de conflito e tomada de decisões.


O coach que entende o que é psicologia comportamental obtém bons resultados, uma vez que o coaching e essa ciência estão ligados diretamente. Com o auxílio da psicologia, o especialista tem à disposição ferramentas para a análise dos sujeitos. Dessa forma, as crenças e os valores do público-alvo podem ser identificados e não representam um mistério na hora de fechar o negócio.


Por meio das diretrizes propostas pelo profissional coach, compreende-se a conduta dos clientes e, assim, é possível atendê-los de forma satisfatória. A metodologia também pode ser aplicada no campo pessoal para o aperfeiçoamento das relações e interações sociais.

PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL APLICADA Á CARREIRA

Conhecer os conceitos da Psicologia Comportamental pode trazer benefícios para a vida pessoal e profissional. Formados nos cursos de Publicidade e Marketing costumam estudar essa teoria ao longo da graduação e aplicar diversos desses conceitos na prática da profissão.

Ao acreditar que o comportamento pode ser condicionado a partir de estímulos exteriores, é possível trabalhar para conhecer o cliente e direcioná-lo a tomada de determinadas decisões, como a compra de um produto específico. A partir desses conceitos, são utilizadas estratégias para influenciar os desejos dos consumidores.

Além disso, esse conhecimento auxilia o profissional a ter maior autoconhecimento e trabalhar para melhorar comportamentos prejudiciais. Também amplia a visão sobre os acontecimentos e permite novas interpretações sobre as situações.

O QUE É A PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL?

Também conhecida como ‘behaviorismo’, essa área da Psicologia estuda a conexão entre nossas mentes e ações, explorando tudo o que está escondido por trás de nossos pensamentos, nossas atitudes e emoções.

Para a psicologia comportamental, não existe uma dualidade mente-corpo e, assim, tudo é visto como comportamento operante: emoções, ações, reações fisiológicas, linguagem, pensamento, etc.

Os pesquisadores e cientistas dessa área sugerem que todos os comportamentos são aprendidos, seja por meio de associações, seja por recompensas ou punições. Esses profissionais se debruçam em estudos para a descoberta de padrões em nossas ações e comportamentos, bem como os fatores que as influenciam.

Muitas vezes, o intuito é utilizar esses fatores a nosso favor. Ao usar a psicologia comportamental para nos ajudar a prever como os humanos se comportam, podemos construir melhores hábitos como indivíduos e suprimir os comportamentos indesejáveis

Texto de: comunidade.rockcontent.com